CONSULTORIA
Os teóricos abordam de diversas maneiras a concepção de consultoria, alguns de maneira mais técnicas, outros de forma simples e objetiva como veremos a seguir:
Oliveira (2019, p. 3) define a consultoria de forma ampla, ressaltando o foco de responsabilidade das ações: “Consultoria Empresarial é um processo interativo de um agente de mudanças externo a empresa, o qual assume a responsabilidade de auxiliar os executivos e profissionais da referida empresa nas tomadas de decisões, não tendo, entretanto o controle direto da situação”.
Para Chiavenato (2000) a consultoria desempenha um papel que facilita o desenvolvimento da organização, enquanto os gerentes de linha tomam iniciativas para alcançar os resultados almejados.
Cohen (2019)descreve a consultoria sobre a visão de Peter Drucker, considerado um dos maiores consultores de todos os tempos, como uma interação entre organismos e ambientes, com foco no questionamento dos clientes e não no fornecimento de respostas prontas ou planos engessados.
Em resumo, a consultoria empresarial é a transferência de conhecimento especializado em gestão. É realizado por uma ou mais pessoas independentes e externas ao problema, com o objetivo de fornecer aos clientes opções e apoio para a tomada de decisão ou para a implementação de projetos de acordo com a necessidade de cada organização.
CONSULTOR
Os profissionais que trabalham na indústria de consultoria são geralmente chamados de consultores.
A profissão não é regulamentada, e teoricamente, qualquer pessoa pode se atribuir o título de consultor empresarial, mas os profissionais sérios do setor são pessoas altamente qualificadas em suas áreas de atuação devido a anos de estudo ou de grande experiencia em determinadas áreas de gestão.
Para Peter Block (2013) o consultor é toda pessoa que exerce influencia sobre indivíduos, sobre grupos ou sobre organizações. Ele assume funções de suporte, planejamento e recomendações.
Não existe subordinação do consultor em relação ao cliente, mesmo quando essa função é exercida por membro interno da organização. Não existe uma hierarquia e a relação existente é de parceria.
Oliveira (2019) ressalta que o consultor não tem o controle direto sobre a situação relacionada ao problema a ser resolvido e a gestão fica a cargo dos executivos da empresa contratante.
Isso não isenta o profissional de consultoria da responsabilidade pelos projetos, muito pelo contrário. A indicação de responsáveis, definição de técnicas e atividades, acompanhamento de cronogramas, indicação de recursos são incumbência do profissional de consultoria.
ÁREAS DE ATUAÇÃO DA CONSULTORIA EMPRESARIAL
A indústria de consultoria consiste em seis áreas funcionais principais: Consultoria de Estratégia, Consultoria de gestão, Consultoria de operações, Consultoria de RH, Assessoria financeira e Consultoria de TI. No total, essas seis áreas de consultoria se combinam com outras áreas de serviço para criar mais de 200 campos diferentes de especialização e proposições.
Consultoria de Estratégia
A consultoria de estratégia analisa o ambiente em que a organização está inserida e realiza estratégias para o seu desenvolvimento e crescimento. O principal objetivo é a identificação de oportunidades, o planejamento e o alinhamento de estratégias.
Consultoria de gestão
A consultoria de gestão busca soluções capazes de aprimorar a condução do modelo de negócio. Seu principal objetivo é tornar os processos gerenciais mais eficientes, otimizando custos e otimizando recursos existentes. É muito utilizada em projetos de expansão.
Consultoria de operações
A consultoria em gestão operacional identifica possíveis problemas e falhas na gestão operacional, propondo soluções viáveis para a organização. Sua atuação é em toda operação da empresa, mas geralmente é direcionada para as áreas de Supply chain, logística, planejamento e performance operacional e produção.
Consultoria de RH
A consultoria de recursos humanos alinha as politicas de gestão de pessoas com as estratégias organizacionais. Seus principais objetivos são descobrir e desenvolver lideranças, atuar no clima organizacional, adequar o uso dos recursos humanos de acordo com suas competências e habilidades.
Consultoria financeira
A consultoria financeira tem como função organizar as finanças da empresa, alinhar e traçar estratégias de investimento de acordo com as necessidades do negócio e recursos disponíveis. Entre seus objetivos principais temos o planejamento estratégico financeiro, a análise de viabilidade financeira, alinhamento administrativo, reestruturação financeira e a avaliação do valor real ou o valor mais próximo da realidade possível da organização (Valuation).
Consultoria de TI
A consultoria em Tecnologia da Informação realiza a compreensão e análise dos requisitos de TI da organização e do ambiente subjacente, o aconselhamento sobre soluções e serviços e o gerenciamento e supervisão do processo de implementação dos sistemas. Normalmente, um consultor de TI é especializado em uma área chave especifica como elaboração de sites, implementação de infraestrutura de rede, implementação de ambientes de nuvem e de sistemas integrados de gestão empresarial (ERP).