VOCÊ SABE MESMO O QUE É CONSULTORIA?

CONSULTORIA

Os teóricos abordam de diversas maneiras a concepção de consultoria, alguns de maneira mais técnicas, outros de forma simples e objetiva como veremos a seguir:

Oliveira (2019, p. 3) define a consultoria de forma ampla, ressaltando o foco de responsabilidade das ações: “Consultoria Empresarial é um processo interativo de um agente de mudanças externo a empresa, o qual assume a responsabilidade de auxiliar os executivos e profissionais da referida empresa nas tomadas de decisões, não tendo, entretanto o controle direto da situação”.

Para Chiavenato (2000) a consultoria desempenha um papel que facilita o desenvolvimento da organização, enquanto os gerentes de linha tomam iniciativas para alcançar os resultados almejados.

Cohen (2019)descreve a consultoria sobre a visão de Peter Drucker, considerado um dos maiores consultores de todos os tempos, como uma interação entre organismos e ambientes, com foco no questionamento dos clientes e não no fornecimento de respostas prontas ou planos engessados.

Em resumo, a consultoria empresarial é a transferência de conhecimento especializado em gestão. É realizado por uma ou mais pessoas independentes e externas ao problema, com o objetivo de fornecer aos clientes opções e apoio para a tomada de decisão ou para a implementação de projetos de acordo com a necessidade de cada organização.

CONSULTOR

Os profissionais que trabalham na indústria de consultoria são geralmente chamados de consultores.

A profissão não é regulamentada, e teoricamente, qualquer pessoa pode se atribuir o título de consultor empresarial, mas os profissionais sérios do setor são pessoas altamente qualificadas em suas áreas de atuação devido a anos de estudo ou de grande experiencia em determinadas áreas de gestão.

Para Peter Block (2013) o consultor é toda pessoa que exerce influencia sobre indivíduos, sobre grupos ou sobre organizações. Ele assume funções de suporte, planejamento e recomendações.

Não existe subordinação do consultor em relação ao cliente, mesmo quando essa função é exercida por membro interno da organização. Não existe uma hierarquia e a relação existente é de parceria. 

Oliveira (2019) ressalta que o consultor não tem o controle direto sobre a situação relacionada ao problema a ser resolvido e a gestão fica a cargo dos executivos da empresa contratante.

Isso não isenta o profissional de consultoria da responsabilidade pelos projetos, muito pelo contrário. A indicação de responsáveis, definição de técnicas e atividades, acompanhamento de cronogramas, indicação de recursos são incumbência do profissional de consultoria.

ÁREAS DE ATUAÇÃO DA CONSULTORIA EMPRESARIAL

A indústria de consultoria consiste em seis áreas funcionais principais: Consultoria de Estratégia, Consultoria de gestão, Consultoria de operações, Consultoria de RH, Assessoria financeira e Consultoria de TI.  No total, essas seis áreas de consultoria se combinam com outras áreas de serviço para criar mais de 200 campos diferentes de especialização e proposições.

Consultoria de Estratégia

A consultoria de estratégia analisa o ambiente em que a organização está inserida e realiza estratégias para o seu desenvolvimento e crescimento. O principal objetivo é a identificação de oportunidades, o planejamento e o alinhamento de estratégias.

Consultoria de gestão

A consultoria de gestão busca soluções capazes de aprimorar a condução do modelo de negócio. Seu principal objetivo é tornar os processos gerenciais mais eficientes, otimizando custos e otimizando recursos existentes. É muito utilizada em projetos de expansão.

Consultoria de operações

A consultoria em gestão operacional identifica possíveis problemas e falhas na gestão operacional, propondo soluções viáveis para a organização. Sua atuação é em toda operação da empresa, mas geralmente é direcionada para as áreas de Supply chain, logística, planejamento e performance operacional e produção.

Consultoria de RH

A consultoria de recursos humanos alinha as politicas de gestão de pessoas com as estratégias organizacionais. Seus principais objetivos são descobrir e desenvolver lideranças, atuar no clima organizacional, adequar o uso dos recursos humanos de acordo com suas competências e habilidades.

Consultoria financeira

A consultoria financeira tem como função organizar as finanças da empresa, alinhar e traçar estratégias de investimento de acordo com as necessidades do negócio e recursos disponíveis. Entre seus objetivos principais temos o planejamento estratégico financeiro, a análise de viabilidade financeira, alinhamento administrativo, reestruturação financeira e a avaliação do valor real ou o valor mais próximo da realidade possível da organização (Valuation).

Consultoria de TI

A consultoria em Tecnologia da Informação realiza a compreensão e análise dos requisitos de TI da organização e do ambiente subjacente, o aconselhamento sobre soluções e serviços e o gerenciamento e supervisão do processo de implementação dos sistemas. Normalmente, um consultor de TI é especializado em uma área chave especifica como elaboração de sites, implementação de infraestrutura de rede, implementação de ambientes de nuvem e de sistemas integrados de gestão empresarial (ERP).

Publicado por Ligia Kobal

Mestranda em consultoria e gestão Empresarial pela UMSA, especialista em gestão organizacional pela Fundação Getúlio Vargas, especialista em gestão de recursos humanos pela Universidade de Taubaté, graduada em administração de empresas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: