COMO ANDA O MERCADO DE CONSULTORIA?

A Pandemia afetou muitas empresas prestadoras de serviço, e com o mercado de consultoria não foi diferente. O setor sofreu um impacto considerável em 2020, com uma queda no faturamento de cerca de 18% em relação ao ano anterior segundo pesquisa da Global Research.

Nos últimos 12 anos a indústria de consultoria tem demonstrado crescimento consistente, chegando a valer US $ 160 bilhões em 2019, mas com o COVID 19 as empresas diminuíram suas atividades e reduziram investimentos em novos projetos, o que gerou uma queda na procura por serviços de aconselhamento empresarial.

Market size of the consulting industry in 2021 global research

Com o avanço da vacinação se espera que a economia volte a crescer e países que investiram mais na imunização da população estão na frente na retomada do crescimento. Economistas acreditam que o risco lockdown na Europa é pequeno e que o PIB, o PIB dos EUA deve crescer 6,5% em 2021, mais do que o dobro do esperado.  Esses dois mercados são significativos para a indústria da consultoria e certamente vão impactar de maneira positiva os números e que a queda no faturamento seja revertida.

Um estudo conduzido pela KPMG em fevereiro e março de 2021 perguntou a 500 CEOs globais as perspectivas para um horizonte de 3 anos. Cerca de 55% está preocupada com a distribuição de vacinas no mundo, principalmente em relação a imunização de seus funcionários. Para se ter uma ideia, 90% dos entrevistados consideram pedir comprovação de vacinação para que seus colaboradores possam voltar a trabalhar presencialmente.

A pesquisa revelou que somente 45% dos gestores acreditam que o mercado volte ao normal até 2022 e 24% acredita que os modelos de negócios foram alterados para sempre pela pandemia.

Quase a totalidade dos executivos acreditam que somente com incentivos do governo as empresas poderão retomar o curso normal de trabalho e que somente com a vacinação em massa o consumo será restabelecido.

O cenário não é animador, mas a retomada demandará serviços especializados e os consultores podem aproveitar para crescer durante a crise:

  • Segurança Cibernética devido aos riscos causados pelo trabalho remoto e as leis de proteção de dados.
  • ESG – melhoria nas práticas ambientais, sociais e de governança.
  • Alteração de fluxos e processos devido ao trabalho remoto

Publicado por Ligia Kobal

Mestranda em consultoria e gestão Empresarial pela UMSA, especialista em gestão organizacional pela Fundação Getúlio Vargas, especialista em gestão de recursos humanos pela Universidade de Taubaté, graduada em administração de empresas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: