Análise do Livro Manual de Consultoria Empresarial

Manual de consultoria empresarial. Conceitos, Metodologias, Práticas. Djalma de Pinho Rebouças Oliveira. Editora Atlas, 14ª edição.

O autor:

DJALMA DE PINHO REBOUÇAS DE OLIVEIRA é graduado, pós-graduado, mestre, doutor e livre-docente em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP).

Se destaca na sua trajetória a experiência como consultor, palestrante, professor universitário e autor de diversos livros de gestão e estratégia. É diretor da PLANOS – Planejamento, Organização e Sistemas, realiza treinamentos focados na evolução profissional aplicando conceitos modernos e atuais de administração.

A obra:

Djalma Rebouças utilizou sua experiência de mais de 40 anos em consultoria para escrever essa obra que é dirigida não só para o consultor, mas também para os gestores de empresa que contratam consultoria.

O autor descreve de maneira muito clara e de fácil entendimento o desenvolvimento de uma carreira de consultor, identificando questões importantes como a necessidade de entender o mercado, o ramo de atuação, o processo de formação profissional, as características pessoais e a ética.

O livro se inicia com um resumo da evolução histórica da consultoria e com a análise de tendências mercadológicas, propiciando a identificação de oportunidades no setor. É realizado um resumo dos principais conceitos e termos utilizados pelos consultores introduzindo o leitor no mundo da consultoria.

O capitulo 2 se dedica ao estudo do perfil profissional do consultor. Realiza uma excelente analise sobre a a consolidação da carreira no mercado de consultoria, passando pelos produtos a serem oferecidos e os estilos de atuação, finalizando com as melhores formas de divulgação dos serviços prestados.

Os capítulos seguintes abordam os tipos de consultoria, o processo de contratação, e como administrar uma empresa de consultoria. São abordadas as formas de manutenção e aprimoramento dos serviços de consultoria com cada cliente.

O Último capitulo discorre sobre pontos extremamente relevantes como a vocação e as características comportamentais do consultor, apresentando também elementos que devem fazer parte do código de ética profissional.

Análise:

Por ter sido escrito com base na experiência profissional do autor o livro é didático, com questões que auxiliam a reflexão e facilitam o entendimento dos temas abordados. Possui exemplos práticos, baseados em casos reais ou não, muito pertinentes e relacionados ao assunto apresentado.

Em relação a outros livros que discorrem sobre o tema possui pouca base bibliográfica teórica, o que não tira o brilhantismo da obra. Muito pelo contrário, por ser baseado na realidade profissional do autor se torna verdadeiro e próximo a realidade do leitor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: