Título: Liderando Mudança. John P. Kotter. Editora: Alta Books, 2017
O autor:
John P Kotter é internacionalmente reconhecido nas áreas da Liderança e da Mudança. Pode ser considerado um dos autores mais influentes e um dos principais oradores sobre como realizar mudanças bem sucedidas nas organizações.
Professor emérito na Harvard Business School e graduado pelo MIT e Harvard, criador da Kotter International, uma organização de liderança que ajuda os líderes da empresa Global 5000 a desenvolver práticas e metodologias de implementação necessárias para liderar a mudança em ambiente de negócios complexo e de grande escala.
É autor de mais de 19 livros, sendo que 12 deles foram considerados best-sellers, com trabalhos traduzidos em 150 edições de língua estrangeira.
Em 2009 recebeu o Lifetime Achievement Award, da American Society for Training and Development pelo excelente resultado de sua obra.
A obra:
O livro liderando mudanças é um dos principais textos sobre mudança organizacional já escritos. Ele demonstra os caminhos para conduzir uma equipe pelas transformações e inquietações que toda mudança oferece.
A primeira parte do livro é dedicada ao problema e a solução, em elencar o porquê das empresas falharem e como a liderança pode executar uma mudança bem sucedida.
A segunda parte está dedicada ao processo de 8 etapas:
- A primeira delas é criar um senso de Urgência, ou seja, estabelecer uma classificação de importância para as atividades diárias antes de sua execução. Conscientizar a equipe do status da empresa e deixar claro quais são as consequências caso as mudanças não sejam implementadas.
2. Criação de uma coalizão administrativa: Encontrar as pessoas certas com aptidão e credibilidade, que saibam liderar e gerenciar. Desenvolver um objetivo comum atrativo para a mente e para o coração das pessoas.
3. Desenvolver uma visão estratégica:
- Imaginável: apresenta um quadro de como pode ser o futuro;
- Desejável: Atraente aos interesses no longo prazo dos funcionários, dos clientes, dos acionistas de todos os envolvidos na mudança;
- Viável: Abrange objetivos realistas e atingíveis
- Concentrada: Clara o suficiente pra fornecer uma diretriz no processo decisório
- Flexível: Geral o suficiente para permitir iniciativa individual e respostas alternativas de acordo com as condições inconstantes.
- Comunicável: De fácil comunicação, que possa ser explicada em cinco minutos.
4. Comunicar a visão da mudança: deve ser feita de forma simples, utilizando metáforas analogias e exemplos. Deve ser repetida inúmeras vezes em diversos fóruns, nas reuniões, em e-mails, memorandos e informativos.
5. Atribuir Empowerment aos funcionários para que eles possam realizar ações abrangentes através de treinamentos, estímulos e a remoção de barreiras que impeçam o time de avançar em direção a visão estabelecida.
6. Realização de conquistas de curto prazo: Reconhecendo os agentes da mudança, sintonizando a visão e as estratégias e fornecendo provas de que o sacrifício vale a pena.
7. Consolidar ganhos e produzir mais mudanças: Uma vez que as barreiras foram vencidas e as vitórias celebradas, a liderança deve conduzir a equipe para a próxima etapa. Mais pessoas são envolvidas, promovidas e desenvolvidas.
8. Estabelecimento de novos métodos na cultura: é o último estágio da mudança, quando a mudança passa a fazer parte dos valores compartilhados da organização.
O livro demonstra que a velocidade da implementação da mudança é a força motriz e que uma liderança preparada e competente é a chave para o sucesso. Recomendamos como leituras complementares os livros O Coração da Mudança e o Sentido de Urgência do mesmo autor.
