O professor consultor

Um professor exerce diversas funções no processo educativo, buscando em diversas atividades novas formas de ensinar seus alunos.  Seu papel vai muito além de transmitir conhecimento, visando uma atuação integrada na educação, abordando aspectos sociais, afetivos e pedagógicos.

Para tanto, é necessário buscar novas técnicas e formas para garantir o aprendizado.

Uma das formas é a atuação do professor como consultor.  O artigo “PROFESSOR CONSULTOR: ESTUDO TEÓRICO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE CONSULTORIA NAS ATIVIDADES DO DOCENTE”  traz informações importantes sobre como o docente pode, através de técnicas de consultoria ensinar de maneira mais eficaz.

As autoras dissertam que as atividades de um consultor possuem fronteiras que se entrelaçam às do professor e que existem muitas similaridades nas necessidades apresentadas tanto por alunos como pelos clientes de consultoria:

  • Assim como o consultor é um agente externo à organização, o professor também não faz parte do universo pessoal do aluno. Ainda que seja um influenciador, o professor não está inserido diretamente neste espaço, pois o ambiente pessoal do educando é composto pelos amigos, pela família.
  • O consultor possui o conhecimento e as ideias que serão utilizadas por seus clientes nas empresas, e o professor participa da construção do conhecimento, auxiliando e conduzindo o aluno no aprendizado.  

O texto traz informações importantes sobre como as técnicas de consultoria podem auxiliar o professor no levantamento de informações, na identificação dos problemas, na realização de diagnósticos e na análise das alternativas que solucionem as dificuldades apresentadas no processo de aprendizado.

Fonte: Kobal & Lima, 2021

As técnicas e ferramentas apresentadas no estudo são facilitadores que permitem uma ação dos professores mais assertiva em relação as dificuldades apresentadas em sala de aula e devem ser complementadas, como relata o artigo, “com instrumentos comportamentais que auxiliem o docente a identificar as expectativas e necessidades de desenvolvimento integral dos estudantes”.

                O estudo conclui que a principal vantagem do professor ao assumir o papel de consultor, é transformar o aluno em protagonista do aprendizado, participando ativamente da construção do conhecimento.

Kobal, L. B., & Lima, A. C. (2021). PROFESSOR CONSULTOR: ESTUDO TEÓRICO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE CONSULTORIA NAS ATIVIDADES DO DOCENTE. Em F. Asensi, Ciência e conhecimento (pp. 74-92). Rio De Janeiro: Pembroke Collins. doi:ISBN 978-65-89891-46-8

Para acessar o artigo completo: https://www.caeduca.com/wp-content/uploads/2021/12/CMPA-2021-5-INTEREDU-2021-Ciencia-e-conhecimento.pdf?vgo_ee=g42chLh22d%2FtHNNjPD%2BWsIvy7T5YEJ8ohjC9vauJg30%3D

Um comentário em “O professor consultor

  1. O mestre disse a um dos seus alunos: queres saber em que consiste o conhecimento? Consiste em ter consciência tanto de conhecer uma coisa quanto de não a conhecer. Este é o conhecimento.

    Confúcio

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: