Análise do artigo “Cartografia do espaço de consultoria brasileiro

E AS NOVAS FORMAS DE RECONTEXTUALIZAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DOS

INTERCÂMBIOS E CONTEÚDOS GERENCIAIS”

Entender o processo de crescimento do mercado de consultoria brasileiro é de extrema importância, principalmente em relação as suas formas de atuação e o relacionamento com as demais organizações.

Esse artigo de Donadone auxilia os consultores a compreender e a identificar as representações sociais que fazem de si próprios e do espaço de consultoria, como posicionam os concorrentes, como agem e como se dão as dinâmicas internas desse meio tão competitivo.
Publicado em 2012, o texto reporta informações importantes sobre o mercado de consultoria que valem a pena conferir.

O autor trata do assunto a partir de três pontos de referência:

  • Foco no mercado de consultoria internacional: Identificando as principais características, principais mudanças e as especificidades do setor no Brasil.
  • Foco nas mudanças no espaço empresarial e gerencial frente às novas configurações e demandas organizacionais, formadas a partir dos anos oitenta, e um contraponto ao ideário oriundo das consultorias. O texto contextualiza as fusões e privatizações ressaltando as consequências no tecido organizacional brasileiro.
  • Foco nas formas e os mecanismos de difusão de novas ideias gerências e os diversos setores envolvidos no processo de construção do mercado de consultoria brasileiro.

A pesquisa faz uma excelente explanação sobre a cartografia inicial do espaço de consultoria brasileiro abordando o espaço internacional, as consultorias universitárias e as consultorias brasileiras.

  • O espaço internacional:  As empresas oriundas de Accounting firmas e líderes do mercado mundial nos anos 90 como Pricewaterhousecoopers, Arthur Andersen, Ernst &Young,KPMG e Deloitte Consulting
  • As consultorias universitárias: Congrega agentes relacionados às universidades e favorecidas pela lei  8.666 (21/06/1993).
  • As consultorias brasileiras: Diluídas em um “universo de milhares de pequenas consultorias” que  ganharam espaço ao associar-se às grandes consultorias internacionais para realizar os serviço de avaliação da empresas a serem privatizadas, fornecendo seu know-how acerca da legislação brasileira.
Fonte: Donadode (2012)

Eixo X: proximidade/distância do Campo Acadêmico

Eixo Y: Generalidade/legitimidade internacional das Soluções Propostas seu crescimento a oferta de serviços de consultoria ao Estado; e como contraponto as setores mais tradicionais do setor de consultoria que tem no governo parcela significativa da suas receitas.

Para saber mais acesse o texto completo em: CARTOGRAFIA DO ESPAÇO DE CONSULTORIA BRASILEIRO E AS NOVAS FORMAS DE RECONTEXTUALIZAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DOS INTERCÂMBIOS E CONTEÚDOS GERENCIAIS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: