6 motivos para um consultor fazer um mestrado ou doutorado

Para muitos profissionais ter um diploma superior e uma pós graduação já é uma superação e a realização de um sonho. Porém para o consultor ter apenas a graduação já não garante uma boa colocação em um mercado tão competitivo como é o de consultoria.

Por esse motivo, o número de consultores que buscam uma pós, um MBA, um mestrado ou um doutorado não para de crescer.  São profissionais que perceberam de que se especializar pode ser um grande diferencial para o currículo e trazer muitas vantagens para a sua vida profissional, além de ser uma excelente oportunidade de enriquecer e expandir os conhecimentos em sua área de atuação.

Mas afinal, quais são as vantagens que um consultor tem ao cursar uma pós graduação?

Ao buscar uma pós graduação o consultor se especializa em uma determinada área de atuação, contribuindo não só para seu conhecimento, mas também para seu reconhecimento como especialista em uma determinada área.

É muito importante conhecer quais são os tipos de curso para escolher corretamente o que mais se adapta as necessidades profissionais. Isso porque o mercado oferece várias modalidades de ensino, como lato sensu e stricto sensu.

Qual a diferença entre uma pós lato e stricto sensu?

Lato sensu significa “sentido amplo”.  Ou seja, são os cursos de pós-graduação que ampliam os conhecimentos adquiridos durante a graduação. Já o termo stricto sensu significa “sentido estrito”. É utilizada para se referir aos cursos de pós-graduação focados em áreas mais específicas relacionadas ao meio acadêmico.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os cursos da modalidade Lato Sensu devem ter, no mínimo, 360 horas de duração. Os alunos que completarem essa pós-graduação não receberão um diploma, mas um certificado comprovando a conclusão do curso.

Os cursos stricto sensu são relacionados ao mestrado e doutorado. Diferente do Lato Sensu, os alunos que se formam mestres ou doutores, recebem um diploma ao invés de um certificado e os cursos são submetidos à aprovação e reconhecimento do Ministério da Educação, o MEC.

Mas quais as vantagens que o consultor tem ao realizar um mestrado ou doutorado?

1. Ser um especialista na área de conhecimento

A primeira razão que leva um consultor a realizar um curso de mestrado e/ou doutorado é se especializar em uma determinada área de conhecimento.  Durante o curso o profissional vai estudar conteúdos com muito mais profundidade do que é apresentado na graduação ou em uma pós, ampliando de forma considerável a compreensão e o entendimento que o consultor tem em relação ao tema elegido.

Dessa forma o consultor se torna um verdadeiro especialista no assunto e uma referência para outros profissionais e estudantes da área. Mais do que isso, um título de mestre ou doutor, por exemplo, é o atestado de que este profissional tem autoridade para falar sobre o assunto e para contribuir com ideias novas e relevantes. Ressalta-se que quanto maior o conhecimento que um consultor tem sobre determinado assunto, maiores são as suas chances de crescimento na carreira.

2. Destacar-se dos demais consultores

Ao apresentar um projeto para um novo cliente o peso de um currículo com um mestrado ou doutorado ganha importância, pois demonstra que o profissional buscou se qualificar e é mais que um especialista, é um mestre ou doutor no tema.

Outro momento de destaque ocorre em processos de seleção para uma vaga de emprego em empresas de consultoria. Durante a análise do currículo e das competências dos candidatos um diploma stricto senso demonstra não só conhecimento, mas comprometimento com a construção de uma carreira sólida.

3. Maior remuneração

Ter um diploma de mestrado ou doutorado garante maior remuneração. Para se ter uma ideia, segundo o SEBRAE, a remuneração média de um profissional de empresas de consultoria com curso superior é de R$ 4.703,00 e para mestres e doutores a renda média é de R$ 14.859,00. Ou seja, com um currículo de destaque e a possibilidade de ocupar cargos cada vez mais altos e consequentemente ter salários proporcionalmente maiores.

4. Ampliar o networking

No mercado de consultoria a lista de contatos é fundamental. Realizar um curso stricto sensu permite realizar networking com pessoas comprometidas e de alto valor acadêmico. Assim, possibilidade de ampliar a rede de relacionamento pode proporcionar parcerias por toda a vida.

Esses contatos podem ser decisivos para angariar novos clientes, novas parcerias e principalmente para aumentar o conhecimento em consultoria e em outros campos de atuação.  Na sala de aula ocorre uma intensa troca de experiências e aprendizados que, com certeza, será muito benéfica para o desenvolvimento da sua pesquisa e também para a sua vida profissional.

Outra grande oportunidade é criar relacionamentos com outros profissionais que trabalham em áreas distintas da sua. Este é um modo bastante interessante de desenvolver habilidades interpessoais e novas perspectivas sobre o mundo que o cerca.

5. Possibilidade de atuar para a área acadêmica

Geralmente o mestrado e o doutorado são duas modalidades de pós-graduação voltadas para quem deseja entrar para a área acadêmica. Com um diploma stricto sensu é mais fácil iniciar a carreira de professor em faculdades e universidades, além da possibilidade de trabalhar em institutos de pesquisa no desenvolvimento de estudos acadêmico-científicos.

A maioria das instituições de ensino superior exige que o profissional tenha, pelo menos, o título de mestre para que esteja apto a dar aulas nos cursos de graduação. Outro detalhe muito importante para quem pretende construir uma carreira acadêmica é o gosto pela pesquisa e pela leitura, atividades diretamente ligadas a esta área.

6.  Contribuir com a divulgação do conhecimento científico

Ao realizar um mestrado o consultor pode atuar na divulgação do conhecimento científico através da pesquisa e do compartilhamento dos conhecimentos práticos adquiridos durante as consultorias realizadas com os clientes.

Infográfico: 6 motivos para um consultor fazer um mestrado ou doutorado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: