Coaching como movimento social

Coaching é um processo.

Um processo de acompanhamento tanto a nível individual como a nível de grupos e equipes que visa definir objetivos, alcançar a sua concretização, o desenvolvimento de competências e a superação de desafios. E tudo isso é alcançado através de um diálogo próximo e interpessoal.

Historicamente sempre existiu a figura de pessoas que acompanharam outras para facilitar seu desenvolvimento. Podemos apenas nos referir às figuras dos pais e mães que ensinaram seus filhos para crescer em nível pessoal ou a figuras muito representativas como professores, mentores que acompanham os indivíduos em seu desenvolvimento profissional.

Com o foco em registros históricos sobre o coaching, temos referencias desde a antiguidade, desde o período da mitologia e filosofia grega mais especificamente o estágio antropológico da filosofia com Sócrates, Platão e Aristóteles.

Já o coaching como o entendemos hoje, surgiu no final do século 20, meados dos anos 1970-80, quando ocorre um fenômeno social em que as pessoas buscam por um bem-estar pessoal e profissional, visando a satisfação com a vida em um âmbito geral. Mas para isso elas precisavam ter recursos para superar dificuldades, enfrentar mudanças, superar frustrações. Assim, essa necessidade de desenvolvimento pessoal leva ao surgimento e desenvolvimento do coaching, não só no nível pessoal, mas também no profissional.

Em meados dos anos 90 há outro evento que fomenta o desenvolvimento do coaching: a revolução digital. As novas tecnologias favorecem a expansão global em todo o mundo, fazendo com que o coaching se espalhe de maneira exponencial.

Pode-se afirmar que o coaching não teve uma data específica de origem, mas sim uma evolução por meio de um processo interligando diversas ciências como a psicologia, a neurociência, ciência do comportamento, filosofia, ciência administrativa de negócios, processos, liderança e é claro o desenvolvimento e o aprendizado de adultos.

Portanto, pode-se dizer que o coaching teve sua origem em um movimento social, ou seja, uma ação coletiva que busca uma melhora na sociedade.

Quer saber mais? Confira o artigo o que é coaching.

Publicado por Ligia Kobal

Mestre em consultoria e gestão Empresarial pela UMSA, especialista em gestão organizacional pela Fundação Getúlio Vargas, especialista em gestão de recursos humanos pela Universidade de Taubaté, graduada em administração de empresas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: