Existem outros modelos para abordar uma entrevista de coaching, um dos mais interessantes é chamado modelo chamado GROW. Este modelo é especialmente relevante por vários motivos: É muito simples, está orientado para o futuro e permite organizar as conversas e a rever cada um dos passos.
O que significa GROW:
GROW é um acrónimo para Goals (Metas ou Objetivos), Reality (Realidade), Options (Opções) e Will (Compromisso).
Este método utiliza uma abordagem interrogativa, que auxilia que o cliente tome consciência da situação atual e do seu papel, questione as suas percepções e equacione diferentes pontos de vista, identificando de forma clara a mudança que está disposto a empreender.
Objetivo
A primeira, a primeira fase, é a fase de meta, a fase de objetivo. O coach acompanha o cliente na definição dos objetivos, o que ele procura, o que ele precisa, o que ele quer, o que é importante para ele.
Em muitas ocasiões, as pessoas abordam o coaching sabendo de antemão o que querem, outras vezes não tem a menor ideia do que precisam. Ao formalizar uma série de perguntas é possível auxiliar coachee a definir a meta que deseja trabalhar.
Realidade
Muitas vezes, em inúmeros processos, as pessoas chegam muito confusas, com uma visão muito limitada da realidade. E é justamente essa visão da realidade limitada que dificulta o processo, que dificulta a pessoa avançar com sucesso em sua intenção.
O propósito da fase da realidade é auxiliar o cliente a olhar para todas aquelas áreas que ainda não foram notadas, abordar quais informações existem, que dinâmicas a pessoa explorou, que aspectos ainda não foram vistos.
Dessa forma é possível, metaforicamente, todas as cartas na mesa. Quanto mais cartas o cliente tiver na mesa, maior e mais clara será a visão da realidade.
Opções
O próximo passo é o que chamamos de Opções. Nessa fase é realizada uma analise das “cartas sobre a mesa” e selecionada a opção que o coachee acredita ser a mais viável para ele.
Às vezes, quando a realidade é explorada em detalhes e de forma objetiva, aparecem opções que não haviam sido consideradas antes. Essas novas opções podem ser uteis para o momento que o cliente se encontra.
Compromisso
O compromisso representa a vontade do cliente, tem a ver com desejo, motivação e também com a ação a ser realizada.
Nessa fase, o cliente se compromete em determinar o que vai fazer, quando vai fazer e de que forma vai fazer. São consideradas também algumas alternativas caso as ações não se concretizem ou não atendam as expectativas.
É importante avaliar quanta energia e quanto comprometimento o coachee precisa colocar no processo e nas ações. Ao final, um processo de coaching é desenhado para que a pessoa alcance resultados, e isso, entre outras coisas, significa envolvimento e entrega.
Por isso é tão importante não só identificar os objetivos e programar a data de entrega. É preciso que o cliente se comprometa a realizar as ações para que os propósitos sejam alcançados, porque se não houver compromisso com a ação, nada acontecerá e este processo estará fadado ao fracasso.