Segmentação de Mercado

A Segmentação de mercado são os negócios realizados por um segmento em um determinado lugar, que pode ser uma cidade, um estado, uma região ou um país.

De acordo com a área de atuação a forma de conceituar a segmentação de mercado pode ter um enfoque diferente:

  • Área econômica: Um lugar onde se processam a oferta e a procura de produtos ou serviços, ou seja, é um conjunto de transações econômicas realizadas em um lugar específico.
  • Área de recursos humanos: É formado por ofertas de trabalho ou emprego e de pessoas preparadas e aptas para atuar em um setor/lugar. Assim, é possível considerar também como mercado os profissionais e os candidatos a um determinado trabalho, seja ele real ou potencial Chiavenato (2020).
  • Área de marketing “Mercado é o conjunto de todos os compradores, potenciais e efetivos, de uma oferta ao mercado. Seu tamanho depende do número de compradores que possa existir para uma determinada oferta” (KOTLER e KELLER, 2013).

Todas essas interpretações possuem algo em comum: os mercados possuem divisões que apresentam de um lado consumidores que compartilham características, carências ou necessidades e, na outra extremidade, empresas que podem produzir produtos ou serviços que satisfaçam os desejos desse público.

E são essas divisões tanto de consumidores como de empresas que são consideradas  segmentos de mercado.

Cada uma das divisões possui características diferentes, como idade, gênero, classe social, hobbies e interesses, e é muito difícil que o produto ou serviço produzido agrade a todos. Assim, realizar a segmentação do mercado é retirar dessa grande coletividade de pessoas ou empresas diferentes grupos menores que possuam características semelhantes.

O processo de segmentação é realizado através de bases de informações dos grupos analisados. A escolha adequada das variáveis que vão compor essa segmentação é fundamental para garantir informações satisfatórias para a tomada de decisão. Existem bases diferenciadas para segmentação do mercado de consumidores e para o mercado empresarial:

Mercado de consumidores: Segmentação geográfica; Segmentação demográfica; Segmentação psicográfica e comportamental;

Mercado empresarial: Segmentação geográfica; Segmentação demográfica; Abordagens de compra; Fatores situacionais; Características pessoais comprador/vendedor.

Em ambos os mercados, consumidores e empresariais, encontramos as variáveis geográficas e demográficas. São variáveis simples e básicas, porém de extrema importância, pois vão balizar a segmentação e, consequentemente, as decisões empresariais.

Quer saber mais?

Acesse o artigo  Planejamento estratégico: segmentação geodemográfica como base das decisões empresariais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: