Uma ideia! O início de uma pesquisa científica

A pesquisa científica sempre se inicia com uma ideia.

A ideia é o tema, o assunto que se deseja desenvolver. É um problema sem solução que precisa ser resolvido com precisão e avaliação crítica. Ela precisa encorajar, envolver e inspirar gerando novos conhecimentos e novas indagações. (Sampieri et al., 2014).

A escolha de uma ideia leva em consideração fatores internos e externos. Os internos consistem em selecionar um assunto de acordo com as inclinações e aptidões do pesquisador, assim como ser compatível com sua formação e qualificação pessoal. Já os externos se relacionam ao tempo destinado a pesquisa e a bibliografia disponível (Prodanov & Freitas, 2013).

Fontes de ideias

As fontes de ideias para uma investigação científica são inúmeras, elas podem se originar de inspirações, oportunidades, necessidades, lacunas de conhecimento, problemas não resolvidos ou necessidade de um novo conceito (Sampieri et al., 2014):

  • Inspiração: são decorrentes nos interesses pessoais do pesquisador. O principal ponto de atenção está na delimitação.  
  • Oportunidade: Ocorre quando um determinado tema é sugerido na família, no trabalho ou em um ambiente acadêmico.
  • Lacunas de conhecimento: Detectar tópicos pouco estudados ou não investigados e aprofundar os estudos em um novo contexto.
  • Resolver um problema: Encontrar a resposta para uma pergunta, um questionamento, descobrir algum processo desconhecido, encontrar uma maneira de intervir no comportamento de um processo para mudá-lo, construir objetos ou instrumentos, formular novos conceitos, tirar conclusões, estabelecer hipóteses ou determinar explicações relevantes.
  • Conceituação: detectar um fenômeno ou problema pesquisa que requer uma investigação profunda, que forneça uma nova definição, discrição ou compreensão de um problema.

Delimitação da ideia

A delimitação da ideia é muito importante para a qualidade da pesquisa. Ela norteará a área de concentração, a escolha da bibliografia e os marcos teóricos a serem utilizados.

Delimitar a ideia (tema) constitui em selecionar um tópico ou a parte dele para ser estudado em profundidade, indicando o ponto de vista que o assunto será abordado (Prodanov & Freitas, 2013).

Deve-se definir um período a ser estudado sobre a ideia da pesquisa. Ou seja, o pesquisador deve estabelecer limites no tempo e no espaço para realizar os estudos para que a pesquisa não se torne excessivamente longa (Marconi & Lakatos, 2003).

Estabelecer um recorte reduz o número de variáveis a serem estudadas, aumentando a precisão das informações e consequentemente a qualidade da investigação. Por fim, a delimitação garante que o projeto de estudo seja exequível e relevante para a comunidade (Raymundo, 2018).

Uma forma fácil de delimitar a ideia é responder as seguintes perguntas: O que? Onde? Quando? Como?

Dicas para encontrar a Grande Ideia para a pesquisa:

  1. Ler artigos e teses na sua área de interesse.
  2. Assistir vídeos e filmes, eles ativam a criatividade e ajudam na escolha do tema.
  3. Imagine interações com novas áreas de estudos. Ex: medicina com engenharia, administração com artes ou culinária e história.

Importante ressaltar que a ideia deve ser relevante, deve ser original e possível de ser estudada.

Referências:

Chaves, M. (2018). Pesquisa Científica: como definir o tema e a delimitação sem estresse. Gestão Contábil. https://blog.fortestecnologia.com.br/gestao-contabil/pesquisa-cientifica-definir-o-tema/

Marconi, M. de A., & Lakatos, E. M. (2003). Fundamentos de metodologia científica (3rd ed.). Atlas.

Prodanov, C. C., & Freitas, E. C. (2013). metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico (2nd ed.). Feevale.

Raymundo, R. T. (2018, January 30). O que é delimitação do tema? Veja como fazer e exemplo. Via Carreira. https://viacarreira.com/delimitacao-do-tema/

Sampieri, R. H., Collado, C. F., & Lucio, M. del P. B. (2014). Metodologia de la investigación. McGraw-hill / Interamericana Editores.

Publicado por Ligia Kobal

Mestre em consultoria e gestão Empresarial pela UMSA, especialista em gestão organizacional pela Fundação Getúlio Vargas, especialista em gestão de recursos humanos pela Universidade de Taubaté, graduada em administração de empresas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: