Os consultores entendem a importância de se ter um currículo bem elaborado que mostre não só sua formação acadêmica como também sua trajetória profissional, entretanto a maioria costuma utilizar somente o modelo “vitae” e ignora completamente o currículo lattes.
A principal diferença entre o lattes e o vitae está na abrangência. O lattes possui informações detalhadas da vida acadêmica e profissional nacional e internacional, atendendo aos padrões rígidos exigidos pela principal plataforma de currículos acadêmicos do Brasil.
Além de ser um excelente cartão de visitas on-line, com todas as informações do profissional, o lattes também pode ser utilizado em processos seletivos para pesquisas, para o ingresso em cursos de mestrado e doutorado, para obter bolsas e para intercâmbios culturais.
Para criar o currículo é muito fácil: basta acessar a Plataforma Lattes, selecionar cadastro de novo currículo e seguir com suas informações pessoais. A seguir serão inseridas as informações acadêmicas, tanto as concluídas como as em andamento.
Parte muito importante para o consultor é a introdução da trajetória profissional e habilidades técnicas. Nessa etapa é possível discorrer sobre a trajetória profissional e os principais projetos executados.
Após o preenchimento de todos os campos é possível verificar as informações e editar o que foi necessário antes do envio ao CNPq.
Como é um documento público é imprescindível que esteja sempre atualizado. Atualmente é muito comum que as empresas acessem o lattes de seus futuros funcionários e parceiros, um currículo defasado pode trazer uma imagem de desleixo profissional.