Consultoria Acadêmica

A consultoria acadêmica consiste em encontros de orientação metodológica personalizada a necessidade do consultor que deseja aprimorar suas atividades acadêmicas. Após entender as ideias e intenções dos estudantes e/ou pesquisadores, são apresentadas ações objetivas para o desenvolvimento e viabilização do projeto de pesquisa, com soluções adequadas e individualizadas.

Muitos pesquisadores possuem excelentes ideias, mas não sabem “traduzi-las” para artigos e projetos de pesquisa. Dessa forma nosso trabalho consiste em adequar o conteúdo de pesquisa e muitas vezes de anos de experiência em um modelo científico.

A consultoria auxilia na compreensão de como fazer um trabalho acadêmico, definir a promessa, o objetivo, as justificativas, organizar a metodologia e o tempo, e definindo metas possíveis para a conclusão da pesquisa.


Consultoria

AVALIAÇÃO TEXTUAL DE TRABALHO ACADÊMICO

Revisão de estrutura e conteúdo: Estilo de Narrativas; Conexão Lógicas; Argumento Inteligível; Apresentação do Material Descritivo; Título Claro e Condizente ao Conteúdo; Coerência/Clareza/Precisão; Adequação padrão ABNT/APA; Linguagem Técnica; Passagens Repetitivas ou Dispensáveis;

ARTIGO CIENTÍFICO
O artigo científico consiste numa publicação entre 15 e 20 páginas, com autoria declarada, referente à discussão de ideias, métodos ou técnicas decorrentes de processos ou resultados de uma ou mais pesquisas científicas. Geralmente, os artigos são publicados em periódicos ou livros especializados, ou seja, produções que visam divulgar resultados, assuntos de uma área especifica.

TCC- TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Visa demonstrar o conhecimento e a formação do aluno durante a realização do curso. Geralmente são trabalhos decorrentes de leituras orientadas que permitam acrescentar aprendizado ao realizar o projeto, contribuindo para o mercado de trabalho e para a sociedade.

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Trata-se de investigação sistemática sobre um tema de pesquisa fundamentada no questionamento, reflexão, produção de dados, análise e crítica destes dados. O texto deve comprovar o domínio das técnicas de pesquisa propostas ao trabalho, habilidade em desenvolver uma analise bibliográfica coerente com a linha de pesquisa

TESE DE DOUTORADO
A tese de doutorado inclui todas as etapas de uma dissertação, no entanto apresenta uma diferença fundamental: a originalidade. A tese desenvolve uma nova ideia, produz um novo conhecimento devido a uma nova abordagem temática ou a apresentação de tema inédito no campo acadêmico. O estudo possui uma análise critica e fundamentada.

PROJETO DE PESQUISA

O projeto de pesquisa é um documento fundamental para quem planeja realizar uma pesquisa de mestrado ou doutorado, pois apresenta a intenção do que se quer realizar futuramente. As etapas que variam de acordo com a natureza e os procedimentos metodológicos, seguindo na maioria das vezes a sequencia abaixo:

  1. Título
  2. Resumo
  3. Introdução
  4. Objetivos
  5. Hipóteses
  6. Universo da Pesquisa
  7. Metodologia da Pesquisa
  8. Cronograma
  9. Orçamento
  10. Riscos e Benefícios da Execução da Pesquisa
  11. Divulgação dos Resultados
  12. Referências Bibliográficas

%d blogueiros gostam disto: